O smartphone é tão parte do dia a dia, tão útil para as mais diversas funções, que acaba salvando a gente até nas situações menos esperadas. E assim será, até que a bateria acabe!
E quem nunca passou por isso? Parece que, quanto mais você precisa do celular, maior a chance do aparelho deixar você na mão na hora em que mais precisa. Para evitar esse problema, reunimos aqui as dicas sobre como fazer a bateria durar, sem deixar de usar todas as funções que você precisa. De quebra, pesquisamos informações úteis sobre a vida útil do seu celular e como fazer quando a bateria está no fim.
Faça a bateria durar mais com medidas simples:
Fazer a bateria durar um dia inteiro pode parecer uma missão impossível, mas alguns truques simples podem prolongar sua duração.
Desligue as conexões Bluetooth e Wi-fi quando estiver fora da rede: se essas conexões já consomem muita energia quando estão em uso, o gasto é ainda maior quando você está fora da rede. Isso porque o celular fica procurando sinal, o que acaba com a bateria mais rápido. Mesmo o 3G/4G, caso esteja fora da área de cobertura, vale a pena desligar para poupar a bateria.
Coloque em “modo avião” quando estiver fora da área de cobertura: o mesmo princípio vale para a rede de voz: quando o telefone está buscando sinal de rede, ele gasta mais bateria. Para evitar esse consumo extra, simplesmente coloque o aparelho em “modo avião” quando estiver na estrada, por exemplo.
Ative o modo “economia de energia”: essa dica é para os celulares Android. A ativação do modo “economia de energia” pouco interfere nas funções normais do aparelho. Então, a não ser que queira precisão absoluta no GPS, por exemplo, mantenha esse modo ligado.
Diminua o brilho da tela: essa talvez seja a dica mais simples de como fazer a bateria durar mais, mas faz diferença no final do dia. A tela do smartphone representa a maior fonte de consumo de bateria, e diminuir o brilho pode fazer pouca diferença aos olhos, mas muita no tempo de duração da bateria.
Delete aplicativos que não usa mais: o número de aplicativos e widgets instalados também gastam a bateria mais rápido, mesmo que não sejam utilizados. Para fazer a sua bateria durar mais, apague aqueles que já não usa. Isso também ajuda a poupar a memória do seu telefone.
Desative o GPS quando não estiver usando: outro grande vilão do consumo de bateria é o GPS. Acontece que você não precisa dele o tempo inteiro, apenas para alguns aplicativos específicos. Mantê-lo desligado quando não é necessário ajuda a economizar a bateria.
Troque a função “vibrar” pelo toque simples: isso mesmo! Vibrar consome mais energia do que um toque comum. Então, que tal deixar essa função reservada apenas para aqueles momentos em que o celular tem que ficar no silencioso?
Feche os aplicativos que não estiver usando: esse é um ponto que passa despercebido por muitos. Quando você abre um aplicativo e volta para a tela inicial, ele continua executando – e consumindo bateria. Certifique-se de realmente fechar esses apps: no iPhone, clique duas vezes no botão “Home” e jogue os aplicativos para cima para encerrá-los; no Android, pressione o botão multitasking e descarte aqueles que já usou.
Evite fotos com flash: se você adora tirar fotos com o smartphone, saiba que o flash é um dos maiores vilões do consumo de bateria. Sendo assim, o melhor é manter o flash desligado como padrão, e ligar apenas ambientes mais escuros.
Reduza notificações desnecessárias: tudo bem se precisa saber, em tempo real, se um e-mail novo chegou. Mas será que isso é verdade para todos os aplicativos? Se não, configure cada um deles para receber apenas as notificações realmente úteis. Sua bateria agradece.
O que faz a bateria viciar: mitos e verdades
Mesmo com todos esses cuidados, a bateria vai durar cada vez menos com o tempo. Muita gente atribui essa duração ao “vício”, causado pelo mau uso. No entanto, é um mito dizer que só se pode carregar o telefone quando a bateria acaba completamente, e só tirar da carga quando atingir 100%.
Sendo assim, por que as baterias passam a durar menos? Acontece que, com o tempo, elas tendem a reter menos carga, simplesmente porque elas têm uma vida útil limitada, geralmente em torno de 2 anos. Além disso, ao acumular mais aplicativos, mesmo que você não use tantos, eles vão consumir energia do seu telefone.
Esse mito do vício de bateria surgiu por causa das tecnologias antigas. No entanto, as baterias da maioria dos smartphones hoje são feitas com tecnologia de íon de lítio, que não requer esse tipo de cuidado. Também é um mito dizer que é obrigatório desligar o celular ou deixar no modo avião enquanto carrega. Porém, apesar de não viciar a bateria, essa medida pode ajudar a carregar um pouco mais rápido, já que evita o consumo imediato.
Mas alguns fatores podem realmente prejudicar a bateria no longo prazo. Um deles é o uso de carregadores genéricos, principalmente os portáteis. Apesar de não haver consenso sobre esse assunto, se a qualidade dos carregadores não for tão boa, pode acabar, sim, prejudicando a sua bateria.
Como avaliar se a bateria é boa na hora de comprar o celular
Hoje, a grande maioria dos smartphones tem a bateria com tecnologia de íons de lítio, que são de boa qualidade e não viciam pela forma de carregar. Porém, não há ainda no mercado um modelo que realmente garanta a longa duração. Alguns aparelhos mais recentes, principalmente aqueles lançados a partir do ano passado, prometem maior duração de bateria e menor tempo de carga. Esses aparelhos são mais caros.
Mas a bateria em si não é o único fator a ser levado em conta se você precisa do celular funcionando o dia inteiro: o tipo de processador e a tecnologia e tamanho da tela do seu dispositivo também podem ajudar a consumir a carga mais rápido. Veja aqui algumas dicas de como escolher o um novo smartphone.
Ainda assim a bateria não dura? Não passe aperto na rua.
Você comprou um top de linha, seguiu todas as dicas de como fazer a bateria durar mais e, ainda assim, às vezes passa aperto com aquele restinho de carga.
A dica, nesse caso, é sempre trazer o carregador de celular na bolsa, pasta ou carro. Hoje, a maioria dos estabelecimentos públicos, de rodoviárias e aeroportos a shoppings, disponibilizam pontos de recarga para os aparelhos. E sempre dê preferência ao carregador destacável, com plug USB, assim fica mais fácil de adaptar.
Mesmo que não tenha seu carregador à mão, não se preocupe. Alguns lugares oferecem o carregador universal. Já viu aqueles totens com vários pequenos armários com chave no shopping? Sim, é possível deixar o seu celular trancado ali enquanto faz compras ou lanches.
E se o problema é no caminho, a boa notícia é que muitos táxis e carros de aluguel também já têm carregadores ligados, prontos para os clientes. Tudo para continuar usando o smartphone tranquilamente, em qualquer lugar.