O que considerar na hora de contratar vale refeição para seus funcionários?

compartilhe
Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn

Como um prestador de serviços, o fornecedor de benefícios como o vale refeição deve oferecer não apenas o melhor produto, mas também as melhores condições de administração, contrato e preços, além de seguir a legislação específica para que possa gerar vantagens fiscais para a sua empresa.

Quanto ao cartão de vale alimentação, ele deve atender bem às necessidades dos colaboradores. Isso porque, embora não haja uma lei que obrigue uma empresa a pagar pelas refeições dos funcionários, salvo em caso de acordos com sindicatos, o benefício é frequentemente esperado e está relacionado à satisfação do colaborador com a empresa em que trabalha.

Essa satisfação, por sua vez, impacta na produtividade. Uma pesquisa realizada pela consultoria Buck Consultants em 47 países indicou que os funcionários de empresas que oferecem a alimentação como benefício faltam 47% menos e produzem 60% mais.

Veja o que você deve considerar na hora de contratar o vale refeição para seus funcionários.

Tipos de benefício: saiba qual o modelo ideal para sua empresa

Antes de escolher o fornecedor, é preciso avaliar se o cartão de vale refeição é de fato o melhor modelo de benefício para os seus funcionários. Para se chegar ao formato adequado, você deve levar em conta fatores como a localização da empresa, número de funcionários, estrutura física, custos e obrigações legais envolvidas.

Os modelos de benefício refeição são:

Vale Refeição/Alimentação

É o modelo mais comum. Consiste em um cartão pessoal, entregue a cada funcionário, com recarga de um valor específico relativo a cada dia de trabalho. Esse valor é pré-definido pela empresa. As principais vantagens são a flexibilidade e o poder de escolha dos funcionários, que podem definir onde preferem comer. É indicado principalmente para empresas de diversos tamanhos localizadas em áreas urbanas e próximas de restaurantes.

Restaurante próprio

A própria empresa contrata funcionários específicos para administrar um restaurante dentro de suas instalações. É uma opção válida para empresas grandes e situadas em áreas remotas. Nesse caso, a empresa arca com todos os custos, e deve estar atenta à legislação.

Restaurante terceirizado

Nesse caso, a empresa mantém a estrutura do restaurante nas suas instalações, mas terceiriza a mão de obra e custos de manutenção. Também indicado para grandes empresas, principalmente aquelas afastadas de áreas urbanas.

Refeições prontas

A refeição é entregue na empresa para cada funcionário, em embalagens individuais – o marmitex. Nesse caso, não é necessário arcar com custos de um restaurante, mas a empresa precisa disponibilizar um local próprio para as refeições.

Cartão de vale refeição: como escolher o melhor fornecedor de benefícios

Se o cartão de vale refeição é a melhor opção para a sua empresa, há alguns fatores que devem ser considerados na hora de contratar o melhor fornecedor para esse benefício:

Rede de credenciados

Se a satisfação dos funcionários é o ponto mais importante, então o ideal é escolher o cartão que melhor atenda suas preferências. Isso significa que o fornecedor do benefício deve ter uma ampla rede de credenciados, possibilitando que os funcionários possam usar o cartão nos seus restaurantes favoritos, sobretudo nos arredores da empresa.

Facilidade de administração

Para o RH ou administração da empresa, é fundamental que o fornecedor ofereça facilidade e agilidade na administração de contas. Isso não só para recarregar os cartões, mas também para solicitá-los ou cancelá-los toda vez que houver mudança no quadro de funcionários.

Seguir a legislação

Os fornecedores de cartão vale alimentação devem seguir as regras do Programa de Alimentação do Trabalhador (PAT), do Ministério do Trabalho. Assim, a empresa tem isenção de encargos sociais sobre o valor do benefício e dedução de até 4% do Imposto de Renda devido.

Serviço de atendimento

Alguns problemas podem ocorrer, tanto para a empresa quanto para os funcionários – por exemplo, caso de perda ou dano de um cartão. Nesse caso, é fundamental verificar se o fornecedor tem uma equipe de atendimento ao cliente pronta para resolver esses tipos de questões com rapidez.

Segurança

Por ser um cartão personalizado e com valores em dinheiro, é importante que o vale refeição siga condições de segurança, como ter chip e senha.

Tecnologia

Outro ponto que vale à pena observar é a capacidade tecnológica para administrar a conta, o que gera conveniência e economiza tempo. Para a empresa, isso significa fazer transações através de serviços online, por exemplo. Para os funcionários, a capacidade de acompanhar saldo e consultar rede credenciada pela internet ou aplicativos.

Se está buscando o melhor cartão de vale refeição para seus funcionários, veja aqui por que a VR Benefícios tem a melhor solução para sua empresa.

Veja também

Abrir conversa
💬 Precisa de ajuda?
Olá 👋
Posso te ajudar?